Expo
 

Primeira usina de energia solar flutuante do mundo será na Holanda

Desempenho dos paineis promete ser até 15% mais eficiente do que aqueles em operação em terra firme

A Holanda, sempre na vanguarda de iniciativas tecnológicas sustentáveis e pró meio ambiente, surpreende mais uma vez o mundo com um ousado projeto que aumentará sua matriz energética limpa: a construção da primeira usina de energia solar flutuante do planeta!

Batizado de Zon-op-Zee ("Sol no Mar", em tradução livre),  a usina flutuante será inteiramente construída sobre o mar. A China e o Reino Unido já construíram usinas solares em superfícies de água, mas fizeram isso em lagos e com fins apenas acadêmicos.

A usina solar holandesa levará três anos para ser construída, com previsão de entrega até 2022. Trata-se de uma parceria entre a iniciativa privada, centros de pesquisa especializados da Holanda e da União Europeia e o governo de Amsterdã.

Segundo Allard van Hoeken, fundador da Oceans of Energy, empresa que constrói usinas de energia renovável, o projeto Zon-op-Zee contará com 2,5 mil metros quadrados de painéis solares até 2022. Além disso, o desempenho dos painéis solares promete ser até 15% mais eficiente do que aqueles que estão em operação em terra firme.

A Universidade de Utrecht tem sido a instituição responsável por embasar cientificamente todo o escopo de operações da futura usina solar flutuante.

Para endossar os estudos de viabilidade da Zon-op-Zee, a universidade convidou especialistas em ecologia marinha que agora monitoram e avaliam o possível impacto ambiental de uma usina solar com tamanha magnitude em alto mar.

Fonte: Nation MX

Fotos: Reprodução/Oceans of Energy

Comentário(s):

JOÃO NOGUEIRA DA SILVA FILHO - [email protected]
Não sei dizer a nível mundial qual foi a primeira usina solar a entrar em funcionamento (operação comercial ou está fazendo parte de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento empresa universidade), mais posso afirma que a CHESF possui uma Usina Solar Flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, na Bahia. https://www.chesf.gov.br/_layouts/15/chesf_noticias_farm/noticia.aspx?idnoticia=373
Rodolfo Lemos Medeiro - [email protected]
Se não me engano, em Sobradinho/BA já existe uma usina de energia solar flutuante.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Mercado

Property Manager compartilha atuação em país destruído pela guerra

Diego Mitrovich Rienzi, Gestor Patrimonial do Family Office Ernesto Zarzur, compartilha trajetória profissional com detalhes sobre atuação na Angola no pós-guerra.

Carreira

Nove em cada dez empresas brasileiras adotam híbrido, aponta pesquisa

Estudo da JLL revela que modelo mais popular é de dois dias de trabalho no escritório e três dias remotos por semana.

Mercado

Uma nova era na gestão inteligente do Workplace: Neowrk recebe aporte de R$10 milhões

Startup utiliza tecnologia que une hardware, software e AI para revolucionar o gerenciamento dos espaços corporativos; foco é no crescimento e expansão local e internacional.

Operações

A palavra "gerenciamento" te impede de enxergar lacunas na operação?

Profissionais da Planoa comentam quais os aspectos negligenciados em operações de obras.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP