Sorteio Nespresso
 

Tecnologia e prevenção em segurança são as formas de combater ação de quadrilhas

Conteúdo publicado em 25 de setembro de 2019

Por Gauthama Nassif*

A tecnologia é uma aliada importantíssima para a segurança patrimonial, pessoal ou eletrônica. Graças às inovações tecnológicas, tem sido possível avançar no aperfeiçoamento dos sistemas de segurança, permitindo que instituições públicas e organizações privadas tenham mais tranquilidade para exercerem suas atividades. Mas não é raro vermos empresas surpreendidas por ações de quadrilhas muito bem organizadas e que utilizam informações privilegiadas e falhas no sistema de segurança para agir.

Quando isso acontece é preciso rever a eficácia do sistema de segurança e corrigir as falhas operacionais.

Prevenir em segurança sempre foi uma prioridade diante das dificuldades naturais na prestação de serviços em ambientes cada vez mais complexos e cheios de especificidades. Os criminosos utilizam-se de brechas e de eventuais fragilidades ocasionadas por problemas na operação e manejo dos sistemas de segurança para aplicar golpes, o que torna fundamental que a prevenção demande muito mais atenção e preparo, dos agentes e prestadores que atuam no setor.

Existem recursos eletrônicos e digitais que colaboram para o reforço das ações de segurança, não só com base no uso de imagens, mas também por meio de controles de acesso, de recursos de monitoramento de campo – como no exemplo do emprego de drones, na análise de dados, informações e imagens por recursos automatizados por Inteligência Artificial, robotics e outras soluções de ponta.

Um exemplo é o VirtualGuard, um sistema pioneiro e exclusivo de monitoramento de espaços restritos que requerem uma grande eficácia em segurança. Além dele, existe o Vídeo Monitoring System (VMS) que é composto por inteligência de software que interage com sistemas de registro de imagens cadastradas e realiza sua análise e reconhecimento, seja de imagem de pessoas ou de placas de veículos. Dessa forma, veículos e pessoas não autorizadas em determinados ambientes e áreas restritas são automaticamente detectados e a equipe de segurança é alertada. Assim, percebe-se que é necessário desenvolver um plano de ação customizado de acordo com a necessidade do cliente. Estudar e identificar os pontos frágeis de cada ambiente e propor soluções que corrigem essas vulnerabilidades.

Junto com as facilidades geradas a partir da tecnologia, surgiram também desafios significativos de controle de ameaças e riscos, como os representados por ataques de hackers, utilização inadequada das tecnologias em golpes e crimes, problemas causados por erros de programação ou de utilização dos recursos tecnológicas, entre muitos outros. Além da cybersegurança necessária nos dias atuais, a prevenção ostensiva, o treinamento e a humanização no atendimento e prestação de serviços acabam sendo essenciais para que as vantagens oferecidas pelo uso das tecnologias em segurança sejam maximizadas, enquanto os riscos e ameaças são reduzidos. Enfrentamos uma série de novos desafios, riscos e ameaças. O trabalho na área de segurança está tendo que se adequar e, de uma maneira muito sensível, mudar para se enquadrar às novas demandas.

Outro ponto importante é a preparação das pessoas, dos profissionais e das estruturas de apoio aos sistemas de segurança, que passam a ser elementos essenciais para que riscos e ameaças sejam reduzidos ao máximo. Torna-se necessário colocar em prática iniciativas de planejamento das estruturas de cada atendimento específico, aplicar as melhores soluções e equipamentos e, especialmente, contratar equipes eficientes e preparadas, treinando-as constantemente para garantir o melhor atendimento às demandas de cada sistema de segurança.

O melhor cenário para oferecer serviços de excelência em segurança será sempre combinar as melhores soluções tecnológicas e equipamentos, estruturar e saber utilizar de modo adequado os sistemas de apoio, focar em preparação e prevenção, e contar com equipes adequadas, bem selecionadas, preparadas, motivadas e atentas à necessidade de se prestar um serviço mais cordial e humano.

*Gauthama Nassif é Diretor de Inteligência, Mercado e Inovação do grupo Verzani & Sandrini.

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP