Expo
 

Certificação para prédios hoteleiros existentes?

Conteúdo publicado em 25 de setembro de 2019

Por Aline Chagas Arneiro*

Há tempos, discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade se tornaram quase obrigatórias no setor de construção civil. Causar o menor impacto possível além de ser um diferencial, hoje é crucial para que um empreendimento saia do papel e seja sucesso.

O mundo e as pessoas buscam cada vez mais priorizar o investimento em economia energética e reciclagem, sem abrir mão da qualidade de vida e, é claro, do lucro.

Se pensarmos em um hotel como exemplo, você acredita ser possível aliar conforto à economia estando dentro das certificações de sustentabilidade existentes?

Para alguns a resposta será: Não!

No entanto, muitos hotéis dividem com os hóspedes a responsabilidade de ter um espaço sustentável e confortável e, com isso, alcançam ótimos resultados.

Isso não significa que outras medidas deixem de ser adotadas para evitar o desperdício. Gerenciamento dos resíduos, qualidade dos serviços prestados e manutenção dos sistemas também são parte fundamental desse ciclo sustentável que se forma.

A certificação Leadership in Energy and Environmental Design – Existing Buildings – Operation and Maintenance (LEED EB O&M) avalia exatamente essas questões de uso e manutenção dos edifícios aliadas ao bem-estar de seus hóspedes e colaboradores.

Mas qual o primeiro passo para ser sustentável e conquistar um selo como o LEED?

A comunicação visual nos quartos pode ser um ótimo pontapé inicial. Placas que recomendam economia de água, troca de toalha somente quando necessário, e luzes que não estão sendo usadas sejam desligadas, surtem efeito e com um custo baixíssimo. Chave em forma de cartão – que desliga toda a energia caso o hospede esqueça algo ligado – também ajuda.

Além disso, alguns hotéis já fazem reúso da água dos lavatórios, de água da chuva e utilizam metais eficientes, promovendo assim economia do precioso líquido. Há, também, a coleta seletiva, que incentiva o cliente e os funcionários a separarem os resíduos. Como se vê, opções não faltam.

Mas alguns edifícios não se preocupam em conhecer a origem de seus gastos e, sem essas informações, não há como propor soluções para resolver ou, pelo menos, minimizar o desperdício.

Nesses casos, a certificação EB O&M auxilia o empreendedor a garantir um bom desempenho do prédio por meio do monitoramento de suas despesas, otimização energética, consumo de água, uso de fontes renováveis, gestão de resíduo, o que acaba gerando economia financeira e menos agressão ao meio ambiente.

Esse é um investimento inicial que ao passar dos meses gerará retornos significativos para o empreendedor, administrador, colaborador, funcionários e hóspedes. Se cada pessoa, se cada edifício, disseminar essas boas práticas, todos podem ser reconhecidos com um selo, um certificado, mas vale lembrar que além disso, tem-se a possibilidade de contribuir positivamente para o País em termos de mudanças sociais, ambientais e econômicas, gerando inclusive lucro.

Então, por que não investir para fazer o certo desde já, visto que somados – sem práticas sustentáveis, econômicas e otimizações – os custos com a gestão mais a manutenção ao longo do tempo, podem suplantar financeiramente ao investimento que poderia ser feito para a obtenção da certificação LEED EB O&M.

*Aline Chagas Arneiro é Engenheira Civil. Tem MBA em Gestão e Engenharia pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE/USP) e LEED-AP BD+C. Especialista em Sustentabilidade tendo participação em mais de 30 projetos de consultoria em Green Building no Brasil. Consultora de Sustentabilidade da CCS Engenharia Projetos e Execuções. [email protected]

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Mercado

Property Manager compartilha atuação em país destruído pela guerra

Diego Mitrovich Rienzi, Gestor Patrimonial do Family Office Ernesto Zarzur, compartilha trajetória profissional com detalhes sobre atuação na Angola no pós-guerra.

Carreira

Nove em cada dez empresas brasileiras adotam híbrido, aponta pesquisa

Estudo da JLL revela que modelo mais popular é de dois dias de trabalho no escritório e três dias remotos por semana.

Mercado

Uma nova era na gestão inteligente do Workplace: Neowrk recebe aporte de R$10 milhões

Startup utiliza tecnologia que une hardware, software e AI para revolucionar o gerenciamento dos espaços corporativos; foco é no crescimento e expansão local e internacional.

Operações

A palavra "gerenciamento" te impede de enxergar lacunas na operação?

Profissionais da Planoa comentam quais os aspectos negligenciados em operações de obras.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP