Sorteio Nespresso
 

Conexão que eleva a produtividade

Veja como a tecnologia aplicada à gestão de facilities tem garantido à Área Patrimonial da Natura ainda mais agilidade, confiabilidade e qualidade na inspeção dos serviços

Notícia publicada em 6 de junho de 2019

Por Érica Marcondes

Desde 1969, quando deu início à sua trajetória, a Natura tem sido sinônimo de uma marca que preza pelas relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

O DNA da sustentabilidade e da inovação pode ser facilmente encontrado “dentro de casa” quando olhamos para os colaboradores e terceiros, responsáveis pelo bom funcionamento do SINN – o Sistema Integrado Normativo Natura, criado para gerenciar questões relacionadas à qualidade e ao meio ambiente. Em paralelo, há uma Área de Patrimônio altamente participativa que constantemente busca parceiros e soluções focados na melhoria contínua dos processos considerando como forte aliada a tecnologia.

“Temos na nossa rotina o uso de ferramentas para gestão de contratos, software de manutenção dos estabelecimentos e canais de chamados, por exemplo. Em setembro de 2018, começamos a investir na evolução do nosso modelo de gestão. Fomos ao mercado buscar tecnologias que correspondessem aos nossos processos e necessidades, e começamos a desenvolver junto com a Monitory o app que hoje utilizamos nos espaços do Nasp [Sede Administrativa Natura São Paulo], Cajamar e HUB Itupeva”, conta o Gerente de Patrimônio Emerson Rapaci.

Ao repensar o modelo de controle, que antes era gerenciado manualmente, por meio de planilhas, a área detém hoje mais informações e dados sobre a realidade das instalações prediais. “Hoje temos mais interatividade e facilidade entre os inspetores e confiabilidade para a gestão”, ressalta Rapaci.

Na prática significa que, com o Monitory Inspeção, os inspetores podem categorizar o tipo de problema e compartilhar todas as informações sobre os chamados com comentários, descrições e fotos, entre outros detalhes. O objetivo é criar conexão entre as ocorrências, de forma a ganhar produtividade. A equipe também passou a monitorar, em tempo real, o status atualizado de todos os chamados abertos, além de garantir o controle da agenda e confiabilidade dos dados. O resultado é uma atuação mais estratégica, uma vez que as equipes têm visibilidade das ocorrências como um todo, e mais proativa, de forma a antecipar a percepção do cliente e questionar os contatos de manutenção.

“O mundo de facilities e manutenção passa por uma transformação inerente à Indústria 4.0. Cada vez mais, precisamos de soluções que permitam a fusão entre o gerenciamento do mundo físico, ambiental e digital. A Natura é uma empresa que incentiva a inovação, valor conectado ao negócio e à nossa razão de ser: criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Da mesma forma, garantir a manutenção e segurança dos nossos espaços com qualidade reflete a expressão da marca e o cuidado com quem os utiliza, sejam eles colaboradores, consultoras de beleza, prestadores de serviços e visitantes”, conclui Rapaci.

Vale mencionar que, além da Natura, a Monitory atende o Grupo Ancar Ivanhoe, responsável por 21 shopping centers no Brasil, onde o modelo já está em aplicação. “Focamos nossa solução em um baixo custo de utilização com o intuito de massificar e atuar em diversos segmentos dentro da área de facilities”, explica o Diretor e Sócio da Monitory Tecnologia, José Henrique Paulon.

Monitory Inspeção

Como funciona?

Através do QR Code do local, o aplicativo mostra a lista de itens a inspecionar, tornando possível comprovar a presença do inspetor, abrir chamados com comentários e fotos de possíveis ocorrências no local.

Plataforma gerencial web

Acesso a todos os dados das inspeções e monitoramento completo da rotina de equipe.

• Histórico de checklists

• KPIs para gestão

• Detalhamentos das ocorrências registradas

• Gerenciamento da agenda de inspeções

Foto: Nelson Kon

Clique aqui para conferir a versão digital.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP