PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

A máquina que quer mudar o jogo da limpeza pesada

Lançamento promete aliar produtividade com segurança e sustentabilidade

Por Redação

A máquina que quer mudar o jogo da limpeza pesada

Foto: Divulgação

Com foco em produtividade, visibilidade operacional e controle de emissões, a multinacional Tennant anuncia a chegada da Z50 Citadel ao mercado brasileiro. A nova varredeira, apresentada nesta semana, é voltada tanto ao uso urbano quanto industrial e aposta em um conjunto de recursos que refletem as atuais demandas do setor de limpeza profissional: tecnologia, robustez e sustentabilidade.

Projetada para operar em ambientes de alta exigência, a Z50 combina dois fatores críticos para o segmento: autonomia operacional e redução de exposição a agentes nocivos. O sistema TwinLift — que associa sucção a vácuo com trituração de detritos — foi desenvolvido para minimizar paradas e aumentar o tempo efetivo de uso da máquina, um gargalo recorrente em operações contínuas.

A cabine, completamente envidraçada, é equipada com câmeras de apoio (sistema PerformanceView) e painéis de controle touchscreen. A proposta é reduzir a curva de aprendizado para operadores e garantir maior controle sobre o ambiente de trabalho — ponto sensível em operações com riscos físicos ou visibilidade limitada.

Outro destaque técnico são os filtros certificados com 4 estrelas (EUnited PM2.5 e PM10), que colocam a Z50 dentro de um seleto grupo de equipamentos voltados à redução de partículas finas — diretamente ligadas à saúde respiratória de operadores e transeuntes.

Disponível em duas versões — Dry Dust e Wet Dust — a máquina atende desde ambientes urbanos com alta concentração de poeira até setores industriais com demanda por varrição pesada. Em ambas, a proposta é integrar performance e mitigação de impactos ambientais, um requisito que deixa de ser diferencial e passa a ser mandatório.

Uma resposta ao novo perfil do gestor de Facilities

A chegada da Z50 acontece num momento de transformação para o setor de limpeza profissional. Com maior pressão por resultados mensuráveis, menor tolerância a ineficiências e cobrança por ações de ESG, o perfil do comprador mudou. O que antes era definido apenas por preço e robustez agora envolve ergonomia, dados operacionais e compromisso ambiental.

Neste cenário, o lançamento da Tennant se insere como uma possível resposta ao desafio de equilibrar performance, segurança e impacto ambiental — sem ignorar o fator humano da operação. Resta saber como o mercado, especialmente os contratos públicos e industriais, vai absorver a novidade.

Tennant na 12ª Expo InfraFM: tecnologia em destaque

A 12ª Expo InfraFM será palco da apresentação oficial da Z50 Citadel ao público brasileiro. A Tennant confirma presença no evento com demonstrações técnicas e detalhamento das aplicações da nova varredeira. Em um ambiente que reúne os principais decisores do setor de facilities, a expectativa é que o lançamento sirva não apenas para apresentar a tecnologia, mas também para provocar discussões sobre eficiência operacional, controle ambiental e evolução das práticas de limpeza urbana e industrial.

Clique aqui e faça já seu credenciamento.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP