11ª Expo InfraFM
 

Quais são os benefícios da IA integrada a segurança?

Antes utilizada apenas por grupos específicos, hoje a IA é parte essencial da revolução dos sistemas de segurança.

Inteligência artificial: uma revolução em sistemas de segurança

Foto:Canva.com/ woraput

Em setembro do ano passado, uma pesquisa encomendada pela IBM revelou que 41% das empresas brasileiras já utilizavam IA em seus negócios, apontando um aumento no interesse pela tecnologia em um cenário de transformação digital pós-pandemia.

O setor de segurança é um que vem abraçando a revolução que a tecnologia traz. Em João Pessoa, por exemplo, 110 prédios públicos estão utilizando câmeras com um sistema de inteligência artificial, incluindo escolas.

Com a tecnologia sendo difundida, não é de se admirar que grandes empresas já estejam a implementando em diversos setores para automatizar certos processos. Cada vez mais, porém, empresas de pequeno e médio porte estão ganhando acesso não só às ferramentas de inteligência artificial, mas a profissionais qualificados e treinamento.

Um exemplo recente disso vem das empresas de segurança digital Avantia e ICTS Security que, em conjunto, lançaram a plataforma SafeCompany, solução voltada para segurança geral da empresa, assim como automatização de processos, com um público de empresas de médio porte.

Quais são os benefícios da IA integrada a segurança?

Foto: Divulgação

Carlos Guimar, CPO da SafeCompany, exemplifica em um exemplo prático em que a tecnologia é usada: "A inteligência artificial que era colocada para verificar o acesso indevido a uma área, hoje a gente consegue transformar para reconhecer e avisar quando tem pessoas demais em um determinado local, ou uma área da produção que está abandonada".

Na SafeCompany, porém, a IA se encaixa como suporte na grande rede da plataforma, que integra todo o sistema de segurança em um lugar só, automatizando e unificando assim diversos processos que geralmente ocorrem isoladamente. Nesse processo, a visão computacional integrada nas câmeras detecta anomalias nas filmagens e a IA trata o alerta, gera um relatório e o entrega aos responsáveis que, a partir daí, tomam decisões envolvendo outras funcionalidades e sistemas da plataforma. "O que você vai fazer com o dado que você tem da inteligência artificial? É onde a gente da SafeCompany junta a inteligência artificial com uma gama de recursos aqui para que você possa tomar decisões rápidas ali", comenta Guimar sobre o papel da tecnologia dentro do sistema.

A plataforma é voltada para empresas de médio porte, trazendo um conjunto de recursos que era, até então, restrito às grandes corporações. De acordo com o CPO, ainda existe um estigma em relação à acessibilidade da tecnologia em geral: "Tudo que é muito novo e que a gente acaba trazendo de fora acaba sendo muito caro. Hoje a gente tem empresas que desenvolvem isso aqui dentro do país. Então eu não posso te dizer hoje que está se tornando uma coisa comum, mas o que a gente quer dentro da SafeCompany é justamente mostrar que é possível ser comum e acessível a todos".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Alexandre Teixeira

Mais lidas da semana

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Mercado

Nova gerente de Facilities da Arezzo&CO assume desafio de estruturação da área

Juliana Zajaczkowski Abreu fala sobre início da carreira em hotelaria, novos desafios na varejista e impacto das enchentes no Rio Grande do Sul nas operações.

Mercado

Maior empreendimento do mercado imobiliário da América Latina começa a ser entregue

Avaliado em R$14,2 bi, projeto urbanístico com padrão internacional tem cinco torres residenciais, um complexo do Hospital Israelita Albert Einstein, um centro de inovação, educação e um shopping center.

Carreira

Educação e o Facility Management no Brasil

Como navegar e estudar para adquirir conhecimento.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP